José Afonso Alvito tem 58 anos, nasceu em Faro, no Algarve e passou a sua adolescência em Portimão. Veio para Lisboa em 1973, onde se licenciou em Economia, pelo antigo Instituto Superior de Economia. Profissionalmente, dedicou-se ao ensino, tendo iniciado a sua carreira como professor-cooperante na Guiné Bissau, em 1979. Foi professor efetivo até 1993, tendo na maior parte dos anos de docência, desempenhado funções de gestão escolar e pedagógica. Em 1993, aceitou participar num projeto totalmente inovador de gerir um novo parque industrial situado numa pequena localidade alentejana, Vendas Novas. Aceitou e abandonou a carreira docente. Dedicou-se ao planeamento e construção das infraestruturas que permitiram a captação de novos investimentos que, numa área infraestrutura com 80 há, ocupam mais de mil postos de trabalho e mais de sessenta empresas, nacionais e estrangeira, sendo uma das referências da região alentejana, pela forma transformou aquela localidade. Nesta pequena cidade, dedicou-se ainda ao governo local, como vereador e deputado municipal, foi dirigente desportivo e em 2000 foi fundador de uma pequena Associação de Desenvolvimento Local, a Vendas Novas - Porta do Alentejo, sendo atualmente o seu Presidente. Neste momento, para além da dinamização de um CLDS (Contrato local de Desenvolvimento Local) que procura ajudar na procura de novas experiências profissionais e tem ajudado inúmeras famílias carenciadas, a associação ainda dinamiza uma academia sénior e um coro musical entre outras atividades. Assume agora o cargo de presidente do Conselho de Administração do Monte - ACE, que reúne cinco associações que se distribuem por quase todo o Alentejo Central.
Cabo-verdiano, Engº Agrónomo, formado no Instituto Superior de Agronomia de Plovdiv, Bulgaria (1978-1984). Delegado do MDR na ilha de S. Nicolau (1984-1988), Diretor Geral de Extensão Rural (1989-1992), Diretor Geral do Fomento Agrário em acumulação com as funções de Diretor Geral de Extensão Rural (1991-1992), Diretor de Agricultura (1992-2003), Presidente da CNASA – Comissão Nacional de Segurança Alimentar -(1993-1996) De Abril de 2003 até hoje, Assistant au Représentant de la FAO (Programme)/Chargé de Programme.
Nasceu no Porto em 1952.
Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa (1975). Mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (1985). Doutoramento (1989) e Agregação (2008) na Universidade Técnica de Lisboa. Professor Associado aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu a sua carreira docente desde 1975 a 2013. Entre 1990 e 2001 foi professor convidado da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Tem desenvolvido as suas actividades de investigação, docência e consultoria nas áreas da economia e política agrária e do desenvolvimento rural e dos métodos quantitativos em economia, nas quais tem diversos trabalhos publicados. Entre 1995 e 2002 e entre 2005 e 2011 foi consultor para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural do Primeiro-Ministro de Portugal. Foi Vice-Presidente do CENTROP – Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento, entre 2010 e 2014, sendo actualmente Presidente da mesa da Assembleia Geral. É coordenador do Projecto de Apoio ao Programa de Desenvolvimento Agrícola e Rural de Angola, projecto de cooperação entre aquele centro de estudos e o Ministério de Agricultura, do Desenvolvimento Rural e Pescas de Angola (MINAGRI).
Licenciatura em Engenharia Agronómica - Ramo de Agronomia Tropical e Subtropical, Instituto do Kuban / Instituto Superior de Agronomia - ISA. Master Of Science – Investigação em Produção de Forragens.
Sócio - Gerente da Empresa de Consultoria Tecnimontemor, Lda, há 23 anos - www.tecnimontemor.com
Consultor da LPMA – Liga dos Pequenos e Médios Agricultores de Montemor-o-Novo e Coordenador de Formação Profissional na área Agro-Pecuária.
Coordenação pela LPMA dos 2 Núcleos do “Cabaz do Horticultor” em Montemor-o-Novo e Évora.
Gestão e coordenação de projectos nas áreas de investimento, pecuária, agricultura, licenciamento ambiental e bem-estar animal, especialmente bovinos de leite, agro-indústria e estudos de viabilidade económica.
Consultor em Projectos de Investimento Internacionais na área da Agro-Pecuária, na Nigéria e Angola.
Docente e coordenador de inúmeros projectos de Formação Profissional, na área Agrícola, Pecuária e HST.
Nascido em Tenerife, Ilhas Canarias, a 10 de Março de 1975. Engenheiro Técnico Agrícola licenciado pela Universidad de La Laguna especializado em técnica de agricultura ecológica pela Sociedad Española de Agricultura Ecológica (SEAE).
No ano 2013 foi técnico e formador no Projecto “Bacias Hidrográficas de R.ª Prata (São Nicolau) e R.ª Torre e R.ª de Alto Mira (Santo Antão)” pela ONG Atelir MAR.
Desde o ano 2011 é Técnico de Agricultura Ecológica em Cabo Verde pelo Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) ao abrigo dos Projectos “Fortalecimento da Produção Agro-pecuária Sustentável e da Estrutura Associativa no Vale de Madeiral e Calhau” e “Rede de Abastecimento Local de Cantinas Escolares de São Vicente”.
No ano 2013 foi técnico e formador no Projecto “Bacias Hidrográficas de R.ª Prata (São Nicolau) e R.ª Torre e R.ª de Alto Mira (Santo Antão)” pela ONG Atelir MAR.
Consultor Agrícola para a gestão da bacia hidrográfica de Paul, de 2009 a 2010, da AGLAND Investiment Service S.A. empresa responsável pelo Programa “Millennium Challenge Account – MCA” em Cabo Verde.
No ano 2005 foi Técnico da Asociación Canaria Indipendiente de Pequeños y Medianos Agricultores y Ganderos (ACIPMAGA) e a partir de 2007 Técnico da Granja Ecológica “Las Goteras”, Tenerife.
No ano 2002 foi Técnico do Município de La Matanza de Acentejo, Tenerife, para a redacção das “Bases do Plano Estratégico de Desenvolvimento e da Agenda 21 Local”.
Nome completo:
Alcinda Ramos Delgado
Nascimento:
Novembro de 1972
Nacionalidade:
Cabo-verdiana
Formação:
Hotelaria e Turismo- EHTA- Portugal (2000);
Licenciatura em Recreação Lazer e Turismo - UTAD- Portugal - (2007)
Experiência profissional:
Estágios curriculares em diversos Hotéis no Algarve;
Estagio profissional (6 meses) Grupo hoteleiro em Fortaleza – Brasil;
Ocupação:
Gestora da operadora Trilhas e Montanhas Lda;
Formadora no IEFP;
Mediadora do Projecto Baloi D’Horta;
Hobbies:
Leitura,
Pedestrianismo,
Praia, Viajar.
Nasceu em Vendas Novas Évora em 1948.
Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa (1975). Doutoramento (1990) na Universidade Técnica de Lisboa. Professor Auxiliar aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde desenvolveu a sua carreira docente desde 1976 a 2012. Tem desenvolvido as suas actividades de investigação, docência e consultoria nas áreas da Socologia Rural e políticas públicas de extensão rural e segurança alimentar, nas quais tem diversos trabalhos publicados. Entre 1995 e 2000 foi assessor do Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Portugal. Foi fundador, membro da direcção e presidente do CENTROP – Centro de Estudos Tropicais para o Desenvolvimento. Foi presidente da direcção da (ASSESCA-PLP) Associação do ensino superior em ciências agrárias dos países de lingua portuguesa.
Licenciado em Biologia pela Universidade de Lisboa e com uma pós-graduação em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora. Nos últimos 20 anos participou em diversos projectos nacionais e internacionais de investigação, de monitorização e de conservação de várias espécies ameaçadas. Na última década participou também em projectos relacionados com a gestão de áreas protegidas em Portugal e na África Ocidental, nomeadamente na Mauritânia, em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, onde trabalha actualmente para a Monte-ONGD, em colaboração com o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas, no âmbito de um projecto de apoio à gestão do Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu. Alguns dos projectos nos quais esteve envolvido implicaram trabalho com as populações e com os actores locais, na perspectiva da gestão dos recursos naturais.
Susana Gomes é licenciada em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora, pós-graduada em Desenvolvimento, Diversidades Locais e Desafios Mundiais pelo ISCTE, e especializada em Desenvolvimento de mercado para pequenos agricultores e empresas pela Organização Internacional do Trabalho (ILO), Turim.
Trabalhou durante 4 anos na gestão de áreas protegidas em Portugal e no desenvolvimento do seu potencial de visitação. Integrou ainda equipas multidisciplinares para a definição de estruturas ecológicas.
Foi coordenadora de projectos de agricultura na SNV – Organização Holandesa para o Desenvolvimento, onde trabalhou no reforço de capacidades de organizações de agricultores, e apoio ao desenvolvimento de mercado para produtos locais. Ainda na SNV liderou, durante dois anos, o sub-sector para o desenvolvimento da cadeia de valor de caju na Guiné-Bissau.
Encontra-se actualmente a coordenar o “Nô matu i nô firkidja” - Projecto para a Gestão Sustentável dos Recursos Florestais do Parque Natural dos Tarrafes (mangais) do Rio Cacheu, na Guiné-Bissau, implementado pela ONGD Monte, financiado pela União Europeia e pelo Instituto Camões.
Cátia Vanessa Soares dos Santos é licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSCP), em Portugal, e realizou mestrado em Acção Humanitária Internacional na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, apresentando a tese sobre “Ajuda Humanitária Alimentar e Impacto na Segurança Alimentar: o exemplo da Merenda Escolar no Brasil”. Foi coordenadora de projetos na ONG AMI, em Portugal, onde esteve responsável pela gestão de projetos de cooperação internacional, nas áreas de saúde e nutrição, na República Democrática do Congo e em Cabo Verde (Ilha do Fogo). Foi assistente técnica responsável pela vertente de desenvolvimento rural do Parque Natural de São Tomé e Príncipe, no projecto ECOFAC IV (Ecossistemas Florestais de África Central), onde coordenou atividades e microprojectos em diversas comunidades rurais da zona tampão do Parque, junto com a Direção Geral do Ambiente de São Tomé e Príncipe. Prestou também assistência técnica no Projeto de “Reforço do Ecoturismo na periferia do Parque Natural Obô de São Tome”, implementado pelas ONGs ALISEI e MARAPA junto com a Direcção do Parque Natural Obô, em São Tomé e Príncipe, estando responsável pela identificação de produtos e serviços com potencial turístico junto das comunidades locais; desenvolvimento da estratégia de comunicação e marketing da unidade de ecoturismo. Foi consultora, para a ONG ALISEI, no Projecto de Promoção de Iniciativas Produtivas no Sector Agroalimentar, em São Tomé e Príncipe, onde realizou um estudo de diagnóstico das necessidades alimentares nas unidades de ensino de São Tomé, e das capacidades produtivas dos agricultores e transformadores locais para fornecimento regular às cantinas escolares, em colaboração com Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE) e Programa Alimentar Mundial (PAM). Ao longo do seu percurso realizou vários trabalhos de voluntariado, incluindo na Índia (província de Rajastão) no projecto Endogenous Tourism Project junto com uma ONG nacional; e participou em vários seminários dedicados aos temas Alterações climáticas e REDD+; Mobilização comunitária, Boa Governação e transparência nas associações de base comunitária.
Licenciado em engenharia agronómica (especialidade agronomia tropical) pelo Instituto Superior de Agronomia. Exerce desde 2002 as funções de coordenador na Federação Minha Terra com responsabilidade na coordenação de projectos de formação, comunicação e animação com a rede de associações de desenvolvimento local associadas. Anteriormente, através de uma ONGD participou em projectos de animação de rede e desenvolvimento rural em Portugal e em países do sul.
Licenciado em Silvicultura – Universidade de Freiburg – Alemanha (Outubro de 1992 a Março de 1998);
Pós-graduado em Marketing e Direcção Comercial (Internacional Business School – MBA – La Laguna – Espanha (Abril 2005 – Agosto 2005;
Mestrando em Administração de Empresas – MBA – La Laguna – Espanha (Outubro 2005 – Fevereiro de 2007). Experiência Profissional: Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Gestão de Projectos (14 anos de experiência):
Coordenador Local do Projecto DGA/PNUD-GEF sobre as Áreas Protegidas de Santo Antão e São Vicente (Abril de 2011 à atualidade);
Director Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária (Maio de 2007 a Maio de 2010);
Delegado do Instituto Nacional de Engenharia Rural e Florestas em Santo Antão - INERF, (Junho de 2001 a Abril de 2005);
Chefe do Departamento de Silvicultura do Ministério da Agricultura em Santo Antão (2000 -2001); Consultorias e coordenação de projectos de desenvolvimento integrado e Bacias Hidrográficas:
Supervisão por parte da Direcção Geral de Agricultura, Silvicultura e Pecuária do MADRRM, para elaboração de vários projectos de Cooperação Técnica para a FAO, entre 2007 e 2010);
Consultor da A.D.E.I. para o sector do Agro-negócio e Desenvolvimento Rural - Assistência a Pequenas e Média Empresas nos processos produtivos e Elaboração de Planos de Negócios;
Membro da Comissão de pilotagem de Projectos de Bacias Hidrográficas Picos e Engenhos, Ribeira Grande de Santiago e São Domingos (Maio de 2007 a Maio de 2010).
Coordenador de equipa para elaboração do projecto de Protecção dos Recursos Naturais do Planalto Leste – Ilha de Santo Antão (Novembro - Dezembro de 2010).
Coordenador Nacional do Projecto “Inventário Florestal Nacional (Junho/2008 a Março/2010;
Coordenador Nacional para o Projecto Integrado de Desenvolvimento das Bacias Hidrográficas da Ilha de Santiago – PIDBHIS (Maio de 2007 a Novembro de 2009);
Coordenador de equipa de consultoria para elaboração da proposta de Cabo Verde para o Programa de Cooperação Técnica CPLP (Setembro 2008 a Junho 2009);
Consultor Florestal para elaboração da Proposta de implementação do Banco de Sementes Florestais de Santo Antão (Junho de 2006);
Membro da equipa de Consultoria para Elaboração do Plano de Acção para o Inventário Nacional Florestal (Dezembro de 1999 a Abril de 2000). Sector Turístico (Direcção de Viagens e Gestão de Empresas Turísticas) – 10 Anos de experiência:
Gerente da Sucursal da CVTS – Cabo Verde Turismo e Serviços Lda. em Santo Antão (Julho de 1999 a Outubro de 2002);
Representante da Barracuda Tours em Santo Antão (Outubro de 2002 a Abril de 2005);
Sócio e Gerente da SANTTUR, LDA., Santo Antão Turismo & Representações, Lda. Pedagogia e Ensino (3 anos de experiência)
Professor de Matemática - Ensino Básico Preparatório do Porto Novo (1989/1991);
Professor de Matemática, Português, Inglês e Ciências Naturais na Escola Secundária do P. Novo, durante os anos de 1998 – 2000. Formador Free lancer (Domínios: Ambiente, Floresta, Agronegócios e Desenvolvimento Rural, Elaboração de projetos, planos de negócios e de marketing)
Formador de treinadores e monitores desportivos Administração e Marketing:
Assessor Comercial no Departamento de Marketing e Vendas na Empresa FRED OLSEN, SA – Tenerife, Espanha – (Fevereiro de 2006 a Julho de 2006);
Director de Administração na Empresa PHARMACEUTICAL GROUP.USA, INC – Espanha (desde Outubro de 2006 a Março de 2007).
Nascido a 27 de Setembro de 1974, na cidade de Peso da Régua, reside em Montemor-o-Novo de desde 1984.
Formado em Terapêutica da Fala pela Escola Superior de Saúde Alcoitão e graduado em Neuropsicologia Clinica.
É terapeuta da fala do quadro hospitalar no Hospital Dr. José Maria Grande – Portalegre.
Exerce funções de Vereador a Tempo Inteiro e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com responsabilidades nos pelouros da Cultura, Desporto, Juventude, Acção Social, Saúde, Educação, Gabinete de Projectos e Reabilitação Urbana.
Nos atributos das suas funções, teve no início e acompanha o processo de cooperação com o Município do Tarrafal da Ilha de Santiago, em associação protocolada com mais nove Município Portugueses.
Marta Maria de Albuquerque Alter, nasceu em Lisboa em 1964. Licenciou-se em 1997 em Economia no Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa. É também nesta Universidade que realiza o Mestrado de Planeamento Regional e Urbano, em 1997. Obtém ainda em 2006 o Diploma de Especialização de Cooperação para o Desenvolvimento, do INA. Desde Abril de 1997 que reside e trabalha no Alentejo como Directora Técnica da MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central, ACE, organização responsável pela dinamização do Subprograma 3 do PRODER/Abordagem Leader, tendo a responsabilidade pela coordenação de projectos e de equipas, planeamento estratégico e gestão da organização, acompanhamento das políticas de desenvolvimento rural e de cooperação para o desenvolvimento. Entre 1987 e 1997 desempenhou várias funções na administração pública central, nomeadamente na Direcção dos Serviços Financeiros do actual Turismo Portugal, IP. Durante quatro anos foi assistente da disciplina de cálculo financeiro do curso de Gestão Hoteleira da Universidade Lusíada, e foi formadora de vários cursos de turismo do CECOA e Escola Hoteleira de Lisboa. Durante a sua vida universitária foi dirigente associativa, trabalhou na secção cultural da AEISE, na secção de arquivo do “Jornal” e no secretariado da editora Relógio d’Água. É mãe de duas raparigas de 18 e 14 anos.
Caboveerdiano da Ilha de Brava, nascido a 12-01-1961
FORMAÇÃO ACADÉMICA
1991-1992
Pós Graduação – Análise de Sistemas – INA – OEIRAS - Portugal
1987-1990
Licenciatura em Administração Pública – Fundação Getúlio Vargas – São Paulo - Brasil
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2014-2016
Gestor da Unidade Técnica do Conselho Regional de Parceiros de S. Antão (programa Nacional de Luta Contra a Pobreza)
Coordenador do Projecto NOS JUNTE – Aprender e Construir Desenvolvimento – Lutar Contra a Pobreza
Coordenador do Projecto Baloi d´Horta – Comércio de Proximidade
2006-2001
Assistente do Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza em S. Antão
2001-1996
Professor de Geografia – Ano Zero – Pólo Santo Antão
2001-2000
Professor de Actividade Económica – Liceu Suzete Delgado – Rª Grande – Santo Antão
2000-1993
Administrador do Projecto Dinamarquês - BORNEFONDEN
1993 – 1991
Técnico Superior da Administração Pública
Administrador de Banco de Dados da Função Pública
Coordenador do Projecto de Desburocratização e Simplificação Administrativa
Consultor de Micro, Pequena e Média Empresas – UNIDO
Formador em Empreendedorismo e Gestão de Pequenos Negócios
Formador em Gestão de Projectos, Género e Desenvolvimento Comunitário.