Construir a Estratégia de Desenvolvimento Rural 2014-2020, Alentejo Central

Apresentação da iniciativa

Resumo

O Monte, enquanto Associação de Desenvolvimento Local responsável pela gestão de subvenções financeiras para o desenvolvimento da região Alentejo Central, desde 1997, tem privilegiado uma actuação em parceria e um diálogo permanente com os demais agentes do território com vista à construção das estratégias ajustadas ao desenvolvimento deste território. Ler mais

O desafio actual é a Construção da Estratégia de Desenvolvimento Local Orientada para a Comunidade da, Região Alentejo Central, para o período de 2014-2020, para o qual o Monte propõea concretização de iniciativas diversas, com o objectivo de mobilizar os diversos agentes do território e promover a sua participaçãoactiva na construção de uma proposta de desenvolvimento para esta região.

Até ao momento o Monte tem tido um papel activo na reflexão a nível nacional, enquanto um dos elementos do Grupo de Trabalho Nacional criado pela Rede Rural Nacional com o objectivo de melhorar e facilitar a elaboração das Estratégia de Desenvolvimento Local, a par dos trabalhos em desenvolvimento pela Comissão Europeia sobre esta matéria.

Consideramos que é o momento de promover a reflexão participada e sistematizada sobre o nosso território de intervenção, com os agentes locais, por forma a reunir os contributos que irão integrar a Estratégia de Desenvolvimento Local Orientada para a Comunidade, Alentejo Central, para o período de 2014 a 2020


Objectivo

1- Contribuir para a construção, através de uma abordagemparticipativa da Estratégia de Desenvolvimento Local para a região Alentejo Central, para o período de 2014-2020.

2- Estimular dinâmicas de reflexão sobre o (futuro) do Desenvolvimento Rural, com a participação dos agentes e actores do território e especialista em áreas estratégicas do desenvolvimento


Públicos

Técnicos/as de desenvolvimento rural, empresário/as; investigadores, decisores, autarcas, especialistas


Metodologia/Abordagem

Pretende-se realizar uma abordagem participativa pró-activa, quer por parte das entidades envolvidas na preparação e desenvolvimento da iniciativa, como por parte dos públicos a quem a mesma se destina. Ler mais

 

Para cada uma das temáticas propostas para reflexão, existirá um perito responsável pela preparação e orientação da reflexão para a tomada de decisões colectivas. São propostos 6 temas para trabalho para os quais se apresenta, algumas preocupações já sentidas pela Organização:

1 - Ambiente e Energia; área estratégica para o desenvolvimento da região Alentejo, pela importância de preservação dos recursos naturais existentes que constituem um valor endógeno do território e um atractivo para o turista e residente, sendo um elemento distintivo do território.A utilização destes recursos naturais como fontes alternativas de energia, pode constituir-se como uma vantagem competitiva, constituindo um factor importante para o desenvolvimento e aumento de riqueza junto das comunidades rurais.

2 –Empreendedorismo: apoio a dinâmicas empreendedoras na região Alentejo, por parte dos vários actores e o apoio à criação de emprego, particularmente ao nível dos jovens e das mulheres, são áreas essenciais para o desenvolvimento desta região, que contrariam a tendência de desertificação das regiões rurais.

3 - Recursos locais/Serviços: desenvolvimento de soluções de base local, baseadas em organizações da sociedade civil, que têm uma forte capacidade de mobilização dos agentes e dos cidadãos. Nomeadamente no domínio socio-cultural, o território dispõe de um número muito significativo e diversificado de agentes que respondem a necessidades locais, mas que actuando de forma complementar ou em sinergia, poderão vir a garantir a sustentabilidade da oferta.

4 - Turismo Rural e Conservação do Património Rural: dinamização de “novos” produtos integrados; oferta de alojamento rural com uma forte articulação com os recursos ambientais e com o património cultural, estimulando a integração de uma oferta; discussão de quais poderão constituir as áreas de integração ( âncoras) .

5 - Cooperação e Inovação:procurar novas formas de cooperação para viabilizar produtos e serviços no território, incluindo novos modelos de financiamento de iniciativas locais, que respondam à necessidade de viabilidade por um lado e de sustentabilidade por outro lado.

6 - Segurança Alimentar e Sistemas de Qualidade de Produtos: desenvolver sistemas de segurança e de controle de qualidade adequados a pequenas produções agrícolas locais que estão na base de produtos de comercialização de proximidade

Os tópicos de reflexão apresentados para os 6 temas não devem ser considerados limitativos de outras abordagens e reflexões que se pretendam acrescentar a cada um dos temas.

Cada um dos temas será dinamizado em formato de workshops, perspectivando grupos de 10 a 12 participantes por workshop. Em complemento e como pano de fundo para a reflexão que se pretende desenvolver por tema, são propostas entidades existentes no território para visita, em grupo, como se apresenta:

Associação Pé de Xumbo
Associação Pé de Xumbo
www.pedexumbo.com

  • Recursos locais
  • Turismo rural & Conservação do Patrimonio rural

Herdade do Freixo do Meio
Herdade do Freixo do Meio
www.herdadedofreixodomeio.com

  • Ambiente & Energia
  • Cooperação & Inovação

PROVE - Comércio de Proximidade
Exploração Prove - Comércio de proximidade
www.prove.com.pt/nucleosmodule/territorio/id/14

  • Segurança Alimentar & Sistemas de Qualidade de produtos
  • Empreendedorismo

As visitas às entidades identificadas pretendem constituir um contributo prático para a reflexão e para a identificação da estratégia futura de desenvolvimento para o território.

No 1º dia, tal como apresentado no programa, durante a manhã, realiza-se uma apresentação geral dos trabalhos, dos diferentes intervenientes na iniciativa, dos objectivos propostos e resultados a atingir. Os trabalhos já desenvolvidos pela organização e as futuras iniciativas a realizar, serão também apresentados.

Durante a tarde realizam-se as visitas às entidades, por grupos de participantes e de acordo com as opções realizadas por WS. Os trabalhos terminam com a reunião de todos os participantes numa das entidades, onde serão concluídos os trabalhos do dia.

No 2º dia, pela manhã, os trabalhos iniciam em sala, realizando-se trabalho em grupo, por WS temático, com o objectivo de reflexão e identificação das conclusões e propostas por tema.

Pela tarde propõe-se estimular a reflexão conjunta numa área que a organização considera transversal às demais, o Empreendedorismo. A dinamização do painel será da responsabilidade da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

A iniciativa finaliza com a sessão plenária para apresentação das conclusões identificadas por workshop/tema e a apresentação dos próximos passos para a construção da Estratégia de Desenvolvimento Local Orientada para a Comunidade, Alentejo Central, para o período de 2014 a 2020.