I M Leader - Empreendedorismo e Inovação em Contexto Local

I'M Leader

Empreende­dorismo e Inovação em Contexto Local

Mar 2018 - Dez 2020

Actividades

Ouvir Programas de Rádio DESTAQUE LEADER no Alentejo Central
29 Abril 2020
Visualização no site do Monte

Medidas de Apoio Covid-19 no site do Monte

Durante o mês de Abril foram promovidas e divulgadas juntos dos empresários e diversas entidades parceiras as medidas de apoio transversais à economia e famílias, que foram sendo produzidas pelo Governo ao longo da evolução da pandemia, sendo de destacar o programa gravado com o NERE. Entretanto a actualização do site do Monte passou a integrar, neste âmbito, uma secção que permite aceder à síntese de medidas para as Empresas, Trabalhadores, Famílias e Agricultura.

Pode consultá-las em Medidas de Apoio Covid-19

17 Abril 2020
Visualização da plataforma

Plataforma “Do Campo para a Mesa”

No dia 17 de Abril, após uma adesão bastante expressiva dos produtores do Alentejo Central contactados pelo Monte a partir das suas bases de contactos, bem como recorrendo à colaboração das Câmaras Municipais e Direcção Geral de Agricultura e Veterinária, foi divulgada massivamente a campanha junto de diversos parceiros, meios de comunicação social e nas redes sociais, para chegar junto dos consumidores da região. A lista continua a ser actualizada cada vez que há uma nova inscrição de um produtor.

7 Abril 2020
Pessoas a colherem produtos

Campanha “Do Campo para a Mesa”

No contexto de pandemia causada pelo COVID 19, que nos tem obrigou a reformular a forma como vivemos, a questão da segurança alimentar tem sido uma das mais prementes e fez-nos repensar na forma como consumimos, como compramos os nossos alimentos e como são produzidos. Uma das realidades com que nos confrontámos foi a da dependência alimentar de terceiros, numa escala micro e macro e a necessidade de assegurarmos o acesso a produtos agrícolas numa relação de proximidade e confiança que muitas vezes não existia anteriormente e não equacionávamos. A procura por produtos locais e regionais, em particular hortícolas tem assistido a um aumento um pouco por todo o país. No Alentejo Central existem algumas respostas que se encontram no limite, mas também agricultores e produtores de pequena escala que se viram confrontados com o fecho dos mercados e não têm como escoar a sua produção ou produtos transformados primários. O Monte ACE quer ajudar os produtores e consumidores do Alentejo Central a encontrarem-se e agilizar esta relação de proximidade que responde às necessidades de ambos. O Monte ACE criou uma campanha usando um formulário onde os agricultores e produtores se podem registar, que será amplamente divulgado, visando chegar ao máximo de subscritores possível. A tabela resultante será depois também divulgada junto de diversas entidades e por diversos meios por forma a que os consumidores possam então contactar os produtores para formalizar as suas encomendas.

28 Março 2020
Logotipo NERE

Especial COVID 19 : Entrevista com o NERE

Durante o mês de Março houve uma abrupta mudança da realidade nacional e uma drástica alteração da vida das empresas e trabalhadores devido ao impacto da pandemia causada pelo SARS-Cov 2. Nesse contexto, o DESTAQUE Leader convidou a diretora executiva do NERE, a Drª Paula Paulino, para estar presente na edição mensal e poder esclarecer os empresários sobre as Medidas de Apoio às Empresas lançadas pelo governo no âmbito da paragem forçada com que se viram confrontadas. Dada a urgência do tema o programa foi ligeiramente antecipado e foi para o ar dia 28 de Março, tendo estado disponível ainda durante o mês de Abril aos sábados e primeira segunda feira do mês. O programa foi gravado à distância.

2 Março 2020
Programa na rádio com Heranças do Alentejo

Entrevista : Heranças do Alentejo

Em Março o programa DESTAQUE LEADER no Alentejo Central, está em antena com a Leonor Fernandes, coordenadora de Marketing e Comunicação da Heranças do Alentejo, uma rede de empresários do sector do turismo rural.
A Heranças do Alentejo é uma associação sem fins lucrativos que congrega cerca de setenta empresas que atuam na área do turismo rural, dispersas pela totalidade do território alentejano, incluindo alojamentos de elevada qualidade, empresas de animação turística e enoturismo, entre outras. Através do site www.herancasdoalentejo.net é disponibilizada toda a informação para que quem pretenda visitar e usufruir do Alentejo possa fazê-lo em autonomia, mas muitos outros serviços são prestados pela associação, não só diretamente aos sócios como a quem os contacta. Durante o mês de Março a Leonor apresenta-nos toda a oferta que a Heranças do Alentejo promove.
Desde 2 de Março após as 15h00 e durante todos os sábados do mês após as 16h, pode ouvir esta entrevista na Rádio Telefonia do Alentejo.

11 a 14 Fevereiro 2020
Monte ACE com empresários na BIOFACH

Monte ACE com empresários na BIOFACH

O Monte-ACE esteve em Nuremberga de 11 a 14 de Fevereiro para participar na BIOFACH, a mais importante feira mundial de alimentação orgânica, a que está associada também a exposição da VIVANESS de cosmética orgânica. A visita ao certame enquadrou-se na actividade ”2.1. Missões técnicas e empresariais” do projeto e permitiu levar à feira representantes de empresários do sector das Plantas Aromáticas e Medicinais em modo biológico, uma cooperativa integral que actua como plataforma de convergência e transição para uma economia mais sustentável e uma representante da área da cosmética natural, uma actividade com enorme potencial que começa a estabelecer-se na região.
Durante a feira os empresários puderam contactar diversos operadores presentes em diferentes mercados internacionais, apresentar o produto português e dar a conhecer a qualidade da produção nacional, bem como encontrar fornecedores de matéria prima e agentes de comercialização. Foi ainda possível assistir a alguns workshops e palestras, nomeadamente de culinária e conservação do solo e da água.
A presença na BIOFACH permitiu ainda avaliar o estado e evolução dos players do sector apoiando a decisão estratégica dos empresários do sector.
Esta iniciativa foi cofinanciada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

3 Fevereiro 2020
Heranças do Alentejo visita Escola

"Empresários na Escola" - Heranças do Alentejo

No dia 3 de Fevereiro a Leonor Fernandes esteve no Agrupamento de Escolas de Arraiolos para partilhar a sua experiência como dinamizadora da rede Heranças do Alentejo, que se dedica à promoção turística na região. A Heranças do Alentejo é uma entidade sem fins lucrativos que apoia empresários do sector do turismo rural a promoverem os seus espaços, dinamizarem actividades e criarem valor na oferta que apresentam.
No decurso da atividade foi também possível conhecer melhor o percurso da Leonor, que desafiou os alunos presentes a procurarem diversificar os seus currículos e competências para além das suas áreas de estudo e a estarem abertos a novas oportunidades e experiências que lhes permitam não só conhecerem-se melhor como estarem mais capacitados para o mercado de trabalho. Na sessão estiveram presentes três turmas do ensino secundário acompanhadas por quatro professores.

1 Fevereiro 2020
ANJE no Destaque LEADER no Alentejo Central

ANJE no Destaque LEADER no Alentejo Central

Durante o mês de Fevereiro o 12º programa DESTAQUE_LEADER no Alentejo Central, convidou o Hugo Serra Lopes, empresário e vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários – ANJE, para uma conversa que abrange a sua visão multifacetada sobre o sector empresarial português.
As empresas durante o seu ciclo de vida atravessam períodos diversos e confrontam-se com inúmeras questões com impacto direto na sua atividade. A ANJE apoia as empresas e empresários na gestão dos seus negócios sendo uma das instituições com maior expressão nacional. O Hugo Serra Lopes, conjugando a sua experiência enquanto empresário, com a de dirigente associativo, ajudou-nos a traçar o perfil do contexto empresarial regional e português.

4 Janeiro 2020
Programa na rádio com Quinta Aromática

Quinta Aromática no Destaque LEADER no Alentejo Central

Em Janeiro o DESTAQUE_LEADER no Alentejo Central, ficou a conhecer o projeto da Quinta Aromática, produtora de plantas aromáticas em modo biológico em Évora e São Manços.
O Alexandre Silva, responsável pela empresa, trabalhou durante anos em comunicação e depois de uma vida como jornalista mudou radicalmente de área e iniciou um pequeno projeto de plantação de plantas aromáticas e medicinais, num terreno familiar, em Évora. Apesar da pouca experiência, mas com algum apoio, a produção correu bem e implicou a necessidade de expandir a área de plantação, o que se concretizou com a aquisição de uma parcela em São Manços.
No nosso 11º programa de rádio ficamos a par de toda a história e dos desafios que enfrenta.

9 Dezembro 2019
Id Velit visita Escola

"Empresários na Escola" - Id Velit

Dia 9 de Dezembro o Monte esteve novamente presente no Agrupamento de Escolas de Arraiolos, desta vez com a Anabela Jorge da empresa Id Velit. A empresária, que criou recentemente uma inovadora empresa na área da cosmética natural em Montemor-o-Novo, partilhou com uma turma do 12º ano a concluir o currículo profissional de Técnico de Vendas, um pouco da sua história e percurso, que a levaram a empreender nesta área, bem como a experiência enquanto empresária e os desafios que a acompanham.
A sessão realizou-se na Biblioteca escolar sendo acompanhada também pelas professoras Sandra Quaresma e Paula Gaspar. Esta actividade enquadra-se no conjunto de acções de promoção da empregabilidade no território, que consiste em apresentar os empresários enquanto "embaixadores do território" no meio escolar, aproximando o jovens do real contexto empresarial da região e promovendo a iniciativa individual e empreendedora como resposta aos desafios do mercado de trabalho.

8 Dezembro 2019
Id Velit visita Escola

Id Velit lança linha de Cosmética Natural

No dia dia 8 de Dezembro a ID Velit, Cosmética Natural, uma das empresas que o Monte apresentou à gestão da Loja Produtos e Territórios lançou os seus produtos únicos no Largo do Intendente Pina Manique em Lisboa, durante um fim-de-semana em que decorreu em simultâneo a Feira do Intendente. A Id Velit patenteou a sua muito recente produção de cosmética natural, apresentando três linhas de produtos inovadores, para barba, pele e banho, baseados em ingredientes seguros, saudáveis e sustentáveis, onde impera um aroma cítrico. A implementação deste projeto contou com o apoio do Monte ACE.

2 Dezembro 2019
Id Velit visita Escola

Aromáticas D’Palma no Destaque LEADER no Alentejo Central

Durante o mês de Dezembro o programa DESTAQUE_LEADER no Alentejo Central, emitido na Rádio Telefonia do Alentejo ouviu como convidado o Ghenadie Belostecinic, fundador da Aromáticas D’Palma, uma empresa de produção de plantas aromáticas localizada em São Manços.
Partindo de uma paixão pela agricultura e pela produção de vinho, encontrou nas plantas aromáticas e no modo de produção em Biodinâmico - com a certificação Demeter, uma das mais exigentes do mercado – uma forma de criar um projeto que é uma oferta para a humanidade, no respeito pelos ciclos da natureza, pela produção, pelas pessoas e pelo nosso futuro comum. A partir do dia 2 de Dezembro toda a história deste moldavo entusiasta da natureza e empenhado em deixar um mundo melhor está disponível na Rádio Telefonia do Alentejo.

O Projeto I'M Leader

Sensibilização e formação de promotores de empresas para criação líquida de emprego ou criação de empresas

Identificação de boas práticas de estímulo ao empreendedorismo de base local

Iniciativas de estímulo, sensibilização e de apoio ao empreendedorismo de base local, de capacitação de atores e de apoio à instalação de novas empresas.

Iniciativas para apoio ao desenvolvimento de ideias inovadoras, incluindo ações formativas não formais para empreendedores

Ações inovadoras de dinamização redes locais informais para criação de emprego e/ou de empresas

Públicos

Realizações

Descarregar PDF das Actividades

Destaque Leader
no Alentejo Central

PRG.17 4 Julho 2020
Hélder Guerreiro
CCDR Alentejo
PRG.16 6 Junho 2020
Ana Fonseca
MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Desenvolvimento e Ambiente
PRG.15 2 Maio 2020
Jorge Gonçalves
Cooperativa MINGA
ESPECIAL Covid-19 . 28-03-2020
Paula Paulino
Núcleo Empresarial da Região de Évora
PRG.13 2 Março 2020
Leonor Fernandes
Heranças do Alentejo
PRG.12 1 Fevereiro 2020
Hugo Serra Lopes
ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários
PRG.11 4 Janeiro 2020
Alexandre Silva
Quinta Aromática
PRG.10 2 Dezembro 2019
Ghenadie Belostecinic
Aromáticas D' Palma
PRG.9 2 Novembro 2019
Elsa Sampaio
SH2ME
PRG.8 5 Outubro 2019
Vítor Mantinhas
Caça Sorrisos
PRG.7 7 Setembro 2019
João Marcos
Be Aromatic
PRG.6 5 Agosto 2019
Carina Barreiros
AlenVet
PRG.5 1 Julho 2019
Anabela Jorge
Id Velit
PRG.4 3 Junho 2019
Franz Elderink
Lacticínios Elderink
PRG.3 6 Maio 2019
Diana Mira
Évora Inn
PRG.2 1 Abril 2019
Hugo Cortes
Sabores do Campo
PRG.1 4 Março 2019
Sandra Sárria
Fita Preta
Logo Monte-ACE
Logo Monte-ACE

Destaque Leader
no Alentejo Central

PRG.17 4 Julho 2020
Hélder Guerreiro
CCDR Alentejo
PRG.16 6 Junho 2020
Ana Fonseca
MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Desenvolvimento e Ambiente
PRG.15 2 Maio 2020
Jorge Gonçalves
Cooperativa MINGA
ESPECIAL Covid-19 . 28-03-2020
Paula Paulino
Núcleo Empresarial da Região de Évora
PRG.13 2 Março 2020
Leonor Fernandes
Heranças do Alentejo
PRG.12 1 Fevereiro 2020
Hugo Serra Lopes
ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários
PRG.11 4 Janeiro 2020
Alexandre Silva
Quinta Aromática
PRG.10 2 Dezembro 2019
Ghenadie Belostecinic
Aromáticas D' Palma
PRG.9 2 Novembro 2019
Elsa Sampaio
SH2ME
PRG.8 5 Outubro 2019
Vítor Mantinhas
Caça Sorrisos
PRG.7 7 Setembro 2019
João Marcos
Be Aromatic
PRG.6 5 Agosto 2019
Carina Barreiros
AlenVet
PRG.5 1 Julho 2019
Anabela Jorge
Id Velit
PRG.4 3 Junho 2019
Franz Elderink
Lacticínios Elderink
PRG.3 6 Maio 2019
Diana Mira
Évora Inn
PRG.2 1 Abril 2019
Hugo Cortes
Sabores do Campo
PRG.1 4 Março 2019
Sandra Sárria
Fita Preta